Existe dieta ideal?

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O que deve ser levado em consideração por um nutricionista, na elaboração de um plano alimentar? Existe uma dieta ideal?
Não. O que existe é a dieta (plano alimentar) ideal para cada pessoa, pois os critérios utilizados na elaboração do seu plano alimentar dependerão de características individuais, como seu peso, altura, nível de prática esportiva, percentual de gordura, massa muscular, seu histórico de saúde e familiar, etc.

Para que vocês entendam a importância de cada nutriente na nossa alimentação, onde cada um tem seu papel, descrevo abaixo uma breve explicação de cada grupo de nutrientes. Somente precisamos saber a quantidade adequada para cada um, assim, favorecemos a manutenção da saúde e nos afastamos das doenças ou as curamos.

- Calorias: é uma unidade de energia. É a soma de carboidratos, proteínas e gorduras, os nutrientes que fornecem energia.

- Carboidratos: principal fornecedor de energia para as células, principalmente para músculos e cérebro. Devem ser consumidos diariamente, sendo aproximadamente 60% do nosso valor calórico total. Os principais alimentos fornecedores de carboidratos são: arroz, milho, aveia, batata, fruta, mel, etc.

- Proteínas: importante para o crescimento das fibras musculares, renovação celular, recuperação e manutenção das células e dos tecidos Participa da formação de hormônios e produção de anticorpos. Existem proteínas de origem animal, consideradas de alto valor biológico, por conterem todos os aminoácidos essenciais não produzidos pelo organismo, que são os peixes, frango, carnes em geral, ovos, leite e seus derivados. As proteínas de origem vegetal são, por exemplo, o grupo das leguminosas: lentilha, feijões, ervilha e grão de bico.

- Lipídios (ou gorduras): apesar de ser um grupo temido, por ser conhecido como um problema para a manutenção do peso, deve ser consumido nas quantidades adequadas para cada pessoa, pois participa diretamente na fabricação de hormônios, recuperação dos tecidos, formação de anticorpos, etc.

- Vitaminas e Minerais: são micronutrientes com papel importantíssimo na regulação das células e na produção de energia. Principais fontes são: verduras, legumes e frutas.

Procure um nutricionista e elabore um plano alimentar individualizado, adequado para suas características e objetivos.

Carla Cruz | Nutricionista da Unidade Botafogo

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Conheça as etapas da 1ª consulta:

• Avaliação alimentar: aplicação de inquéritos (anamnese alimentar) para conhecer os hábitos do cliente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares.

• Avaliação clínica: consiste na aplicação de um questionário para que sejam avaliados o histórico de doenças do cliente e de sua família, bem como o uso de medicamentos e seus exames laboratoriais.

• Avaliação antropométrica: por meio da verificação do peso, estatura, medição das principais circunferências corporais e com a verificação do percentual de gordura corporal.

• Estabelecimento de metas e objetivos: com o resultado da sua avaliação (conhece sua faixa de peso ideal e sua composição corporal), é possível combinas suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional.

• Reeducação alimentar: É conversado com o cliente os principais aspectos da sua alimentação. A Reeducação Alimentar é iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares;

• Elaboração do plano alimentar personalizado: Todos os planos alimentares são individualizados, variados e flexíveis. O plano alimentar personalizado conta ainda com a parte de orientações nutricionais e entregue em até 1 semana após a primeira consulta, para o email do cliente, e também será o canal de comunicação com a nutricionista, para tirar eventuais dúvidas, caso surjam. Todas as consultas incluem orientação alimentar personalizada, organização de horários, assessoria para o uso de suplementos, caso necessário. O nutricionista elaborará o plano alimentar do cliente de acordo com seus ojetivos, idade, suas atividades diárias, informações sobre a prática de exercícios, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. A partir desta averiguação é calculado o valor calórico do plano alimentar. A elaboração do plano é feito pelo profissional responsável pelo atendimento.

O serviço será oferecido com valores diferenciados para alunos da rede OX Fitness Club.
Consulte a agenda e valores da Nutricionista Carla Cruz na recepção da OX Fitness Club – Botafogo.

Rua Praia de Botafogo, 488, Botafogo – RJ |(21) 2295.2211
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