OX Mais | OX Fitness Club Botafogo

Share Button

O exercício físico é benéfico em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção da saúde, qualidade de vida e bem-estar.
Mas na terceira idade, a atividade física entra como um elemento indispensável, prevenindo lesões, doenças, fortalecendo músculos e ossos, entre tantos benefícios para a saúde física e mental.

O Programa OX Mais chega para suprir o que a terceira idade não encontra nas academias, uma programação totalmente exclusiva de atividades coletivas, treinos supervisionados e acompanhamento dos resultados por uma equipe de Profissionais de Educação Física cuidadosamente selecionados.
Se você tem mais de 60 anos é nosso convidado para uma experiência gratuita durante o 1º mês do Programa aqui na academia. Aproveite a oportunidade para mudar sua rotina com a OX Fitness Club!

oxmais_oxfc2017

Faça já sua inscrição na recepção da OX Fitness Club Botafogo!
Previsão para início | 10/10/2017
Inscrições até 05/10/2017
Imprescindível apresentação de atestado médico.

Conversamos com a Professora Rose Martins, Coordenadora do Programa OX Mais.
Confira a entrevista!

site_materia_rose


OX Fitness Club | Rose, por que participar do OX Mais?

Rose | Considerando que a atividade física é vista como um elemento a mais na forma de viver e nos hábitos diários; que os padrões que marcam as normas de conduta social vão se aproximando cada vez mais do lema de se ter uma vida saudável; e, sendo o corpo o instrumento que permite que uma pessoa se desloque, se relacione se expresse e intervenha em seu meio social, é justo cuidar bem dele.
Por volta dos 30 anos de idade os indivíduos começam a perder massa muscular e possuem uma forte tendência a aumentar o percentual de gordura; e perda de massa muscular significa perda de força, o que tende a se agravar com o tempo.
O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso, e a diminuição do desempenho físico, talvez seja o mais percebido pelas pessoas.
Na terceira idade o organismo já não é como antes: os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade; as lesões degenerativas como a osteoporose, por exemplo, transformam o osso de um estado consistente para esponjoso; o aparelho bronco-pulmonar sofre alterações, inclusive o pulmão tem seu peso reduzido; no sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, a pressão se eleva, diminuindo a circulação sanguínea.
Segundo pesquisas, o idoso perde até 5% da capacidade física a cada 10 anos, e tem possibilidade de recuperar 10% dessa capacidade através de atividades físicas adequadas.

Certos indivíduos da terceira idade possuem a reserva funcional tão baixa que atividades cotidianas aparentemente fáceis (banhar-se, vestir-se e alimentar-se sozinho) tornam-se bastante difíceis.
A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, tais como, a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxilio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea entre outros benefícios; proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenindo a tão temida osteoporose e suas consequências degenerativas, o que evidencia uma vez mais, que a prática de exercícios produz efeitos protetores contra a evolução de doenças crônicas degenerativas, aumenta a expectativa de vida, e acima de tudo melhora o estado de saúde do indivíduo.
O OX MAIS veio para auxiliar o idoso na prática regular de atividade física; atividades estas adaptadas às necessidades e realidade física, psicológica e social de cada um, possibilitando assim uma vida mais autonoma, o que irá gerar um bem estar maior e uma melhor qualidade de vida aos individuos.

OX Fitness Club | Quem pode se inscrever neste programa? Existe alguma restrição?
Rose | Existem diversas restrições relacionadas a atividade física na terceira idade mas seus benefícios para a saúde superam estas restrições. Dentre elas estão lesões ortopédicas, arritmias cardíacas e infarto agudo do miocárdio. O importante é que a orientação destas atividades seja sempre por profissionais de Educação Física habilitado; assim como uma consulta prévia com um médico cardiologista (apresentação de atestado médico) é obrigatória antes de iniciar as atividades.
Há apenas uma restrição a ser considerada: para os idosos classificados de acordo com o quinto Nível de Função Física dentre os cinco colocados pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), que é o:
1. Fisicamente Dependente: Não pode passar por algumas AVD (caminhar, banhar-se,vestir-se, alimentar-se e transferir-se). Precisa de cuidados em casa.

OX Fitness Club | O que podemos esperar das atividades exclusivas do OX Mais?
Rose | A pré-concepção de envelhecimento como algo ruim e desagradável, torna tudo mais difícil, conduzindo o idoso ao isolamento, e, tudo que produziu, criou, viveu e amou parecem perder o sentido. O OX MAIS tem a oportunidade de resgatar esse ser humano, ajudando-o a descobrir uma nova perspectiva de vida e reinseri-lo à sociedade.

As atividades do Programa OX MAIS irão acontecer de acordo com as necessidades e interesses dos indivíduos, sendo assim acreditamos que o desenvolvimento dos quatro objetivos a seguir, serão adequados para suprir tais necessidades e interesses:

1. Manutenção do bem-estar físico e mental: através da manutenção das capacidades físicas ligadas à saúde, da coordenação, equilíbrio, ritmo e relaxamento;
2. Reeducação e melhora do desempenho na execução das atividades diárias: através das habilidades motoras;
3. Desenvolvimento da autoconfiança e autoconhecimento;
4. Proporcionar o convívio social.

OX Fitness Club | Conte-nos sobre a análise individual que será realizada bimestralmente.
Rose | Considerando Estado Funcional , “ O nível com o qual a pessoa desempenha funções e atividades da vida diária”, utilizaremos métodos de avaliaçao destas funcionalidades por observações direta (testes de desempenho) e por observação indireta (questionários auto aplicados ou entrevista face-a-face) que serão estabelecidos de acordo com a faixa etária (Idosos – 75 a 85anos) e muito idosos (Idosos – 86 a 120anos) e de acordo com os três primeiros Níveis de Função Física dentre os cinco classificados pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), que são:

1. Elite Física: Esportes de competição Esportes de alto risco: (asa delta, levantamento de peso)
2. Fisicamente Condicionado: Trabalho físico moderado. Todos os esportes e jogos de resistência. Realiza a maioria dos Hobbies
3. Fisicamente Independente: Trabalho físico muito leve. Atividades de baixa demanda física (dança de salão, viagens, condução de veículos.). Hobbies como caminhada, jardinagem. Pode passar por todas as AVD e AIVD.
4. Fisicamente Frágil: Trabalho doméstico leve. Atividades como: preparo de comida, compra de mantimentos, etc. Pode passar por algumas AIVD (Atividades Instrumentais de Vida Diária) e todas AVD (Atividades de Vida Diária). Pode ficar confinado em casa.

OX Fitness Club | A atividade física muda a vida das pessoas, não é mesmo? Como este projeto mudará a vida destes participantes?
Rose | Além de serem um benefício geral no estilo de vida ativo, os exercícios físicos na terceira idade garantem autonomia física, treinamento de força muscular e diminuição da depressão, sendo ótimos em diversos fatores como os já citados anteriormente.

OX Fitness Club Botafogo
Rua Praia de Botafogo, 488 | 21 2295.2211
Informações: oxgrupo@oxgrupo.com.br

Sinta-se Bem. Sinta-se OX.